segunda-feira, 2 de março de 2015

Dicas para fazer o planejamento de vendas da sua loja


Antes de iniciar o planejamento para a execução das vendas, é importante chamar a atenção para a transformação que o papel do vendedor vem sofrendo nos últimos anos.


Vendedor x Consultor

Já passou o tempo da era da transação comercial, em que o que interessava era vender os produtos e serviços aos clientes, independentemente de sua necessidade. O resultado deste processo era somente um: o cliente ficava insatisfeito. Antigamente o vendedor não passava de um tirador de pedido, tendo que elaborar vantagens mirabolantes, utilizando os mais complexos e burlescos argumentos para convencer suas “vítimas” a adquirir seus produtos. Era um processo cansativo e desgastante para ambas as partes.

Hoje estamos na era do relacionamento, que tem como objetivo principal preservar o contato com o cliente. Os consumidores não suportam e não aceitam mais o vendedor pegajoso, falador e sem conteúdo, uma vez que o tempo e os recursos são escassos e o cliente só tem um objetivo: focar em seu próprio negócio.

Assim, o vendedor deixou de ser um mero tirador de pedidos e passou a ser um orientador, um solucionador de problemas, um consultor no sentido literal da palavra.

E como se tornar um bom consultor?

O bom consultor atualmente deve ter conhecimentos básicos em várias áreas como marketing, administração, tecnologia e até psicologia para poder entender e atender melhor seus clientes, correspondendo em todos os seus anseios.

O planejamento

Desta forma, qualquer iniciativa de vendas, para ser bem sucedida, começa por um bom planejamento. Mesmo possuindo qualidades essenciais para o perfil da profissão, o vendedor qualificado não pode mais contar com a sorte ou apenas se deixar levar pelas tendências do segmento.

O importante é saber analisar o mercado e avaliar se está investindo tempo e energia em algo realmente útil, que trará um resultado positivo para a sua loja.

5 dicas para conseguir o planejamento ideal

1 – Defina objetivos

Comece por determinar o que deseja alcançar. Onde quer chegar. Enfim, qual a meta? É impossível optar por uma tática, sem ter uma direção para seguir. Por exemplo, aumentar o número de novos clientes ou vender mais para os clientes atuais.

2 – Analise o que está sendo feito atualmente

Após definir o que deseja alcançar, é importante analisar se o que está sendo feito atualmente é eficiente e se os resultados obtidos são satisfatórios em termos de quantidade e qualidade da venda. Se a resposta for “não” ou “não o suficiente”, está na hora de mudar as táticas de vendas.

3 – Estude bem o mercado e a clientela

O vendedor deve conhecer bem o setor em que atua, suas nuances geográficas, suas tendências de mercado. Deve conhecer principalmente seus clientes, para que possa falar no tempo certo e a coisa certa, pois isso ajudará a enxergar os problemas e oferecer as soluções corretas.



4 – Coloque em prática

Ações táticas. Avalie quais atitudes serão tomadas, por qual motivo e o que é preciso fazer para atingir os objetivos propostos. Para aumentar o ticket médio, por exemplo, pode-se utilizar a estratégia de estimular o time de vendas com workshops e comissões diferenciadas.

5 – Estipule prazos


Faça cronogramas, com prazos para alcançar cada meta e os passos que deverão ser dados dentro do período estipulado. Controle bem de perto os prazos para que todos sejam cumpridos à risca.

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