segunda-feira, 9 de março de 2015

Como usar bem sua verba de marketing



O marketing é uma importante ferramenta para alavancar suas vendas e se fazer sempre presente na cabeça de seus clientes. Nenhum produto ou serviço se vende sozinho, portanto, tanto para atrair novos clientes quanto para manter os que você já tem, é preciso realizar um bom trabalho de marketing.

Em um primeiro momento, pode-se pensar que marketing serve só para grandes empresas, envolve muitos gastos e pode até parecer muito distante do universo dos pequenos empreendedores. Marketing não é só veicular propagandas milionárias em TV e revistas. Na verdade, isso se chama publicidade e é só um braço do marketing. A boa notícia é que com pouca verba e muita disposição, você, lojista, consegue fazer maravilhas e perceberá o retorno de seu trabalho no curto e médio prazo.

Integre a divulgação

Comece integrando as várias ferramentas de divulgação. Hoje ninguém pode se dar ao luxo de ficar apenas com uma forma de comunicação, porque isso restringe sua abrangência e atinge apenas de 15% a 20% apenas de possíveis clientes.

5 dicas diferentes, rápidas e práticas de campanhas integradas

1 - Folders + carro de som + take-one + e-mail marketing

Distribua folders de porta em porta nas residências do bairro, próximas a sua loja e, ao mesmo tempo, peça para que o carro de som passe pelas ruas. Na mesma integração, deixe estes folders em displays take-one (pegue um), em parceiros locais (comércio não concorrente, como restaurantes, bares e mercados, por exemplo). O mesmo folder pode também ser adaptado para envio de e-mail marketing durante o período da campanha.

2 – Showroom + folders

Procure estar próximo de seus clientes e descubra quais locais eles frequentam além da sua loja. Por exemplo, se seus clientes frequentam a academia do bairro, proponha uma parceria com o proprietário e exponha seus produtos lá (preferencialmente produtos fitness). Se seus clientes frequentam algum mercadinho ou a feira da rua, procure ter um pequeno stand com alguns produtos também. Adicionalmente, distribua folders com promoções da sua loja.

3 – Outdoor móvel: “carretinha” + folders cooperado (propaganda cooperada)

É um outdoor com dimensões menores do que o outdoor comum, movimentado por um carro, moto ou mesmo uma bicicleta. O roteiro deverá ser detalhadamente estudado, para ser o mais assertivo possível. Proponha o rateio desta ação junto com outros comércios não concorrentes. Neste roteiro, distribua os folders com suas promoções.

4 – Roteiro points + newsletter (jornalzinho)

Normalmente em cidades médias e grandes, existem roteiros de locais considerados points, como bares, teatros e clubes. Distribua nesses points pequenos encartes cooperados com vários parceiros da cidade ou do bairro. Nesses locais, há um público com o qual normalmente o contato não é muito frequente pelas vias tradicionais. Provoque-o para visitar seu site ou sua loja física.

5 – Veiculação em jornais ou revistas de instituições classistas + e-mail marketing



Qual o perfil dos seus clientes? Se você vende mais para idosos e aposentados, que tal veicular um anúncio da sua loja ou site em revistas destinadas a esse público? Exemplos: divulgação em jornais de sindicatos e associações classistas como OAB (advogados), CRM (médicos), CRO (dentistas), etc. Pequenos ou sofisticados, os anúncios podem ser inseridos em revistas ou jornais, ou ainda, serem enviados pelo correio. Podem ser isolados pela zona postal. São mais que um anúncio, pois você estará divulgando a um público bem específico. Aproveite e faça o envio do mesmo material para o e-mail dos associados.

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