O
marketing é uma importante ferramenta para alavancar suas vendas e se fazer
sempre presente na cabeça de seus clientes. Nenhum produto ou serviço se vende
sozinho, portanto, tanto para atrair novos clientes quanto para manter os que
você já tem, é preciso realizar um bom trabalho de marketing.
Em
um primeiro momento, pode-se pensar que marketing serve só para grandes
empresas, envolve muitos gastos e pode até parecer muito distante do universo
dos pequenos empreendedores. Marketing não é só veicular propagandas
milionárias em TV e revistas. Na verdade, isso se chama publicidade e é só um
braço do marketing. A boa notícia é que com pouca verba e muita disposição,
você, lojista, consegue fazer maravilhas e perceberá o retorno de seu trabalho
no curto e médio prazo.
Integre a divulgação
Comece
integrando as várias ferramentas de divulgação. Hoje ninguém pode se dar ao
luxo de ficar apenas com uma forma de comunicação, porque isso restringe sua
abrangência e atinge apenas de 15% a 20% apenas de possíveis clientes.
5 dicas diferentes, rápidas e
práticas de campanhas integradas
1 - Folders + carro de som + take-one + e-mail
marketing
Distribua
folders de porta em porta nas residências do bairro, próximas a sua loja e, ao
mesmo tempo, peça para que o carro de som passe pelas ruas. Na mesma
integração, deixe estes folders em displays take-one (pegue um), em parceiros
locais (comércio não concorrente, como restaurantes, bares e mercados, por
exemplo). O mesmo folder pode também ser adaptado para envio de e-mail
marketing durante o período da campanha.
2
– Showroom + folders
Procure
estar próximo de seus clientes e descubra quais locais eles frequentam além da
sua loja. Por exemplo, se seus clientes frequentam a academia do bairro,
proponha uma parceria com o proprietário e exponha seus produtos lá
(preferencialmente produtos fitness). Se seus clientes frequentam algum
mercadinho ou a feira da rua, procure ter um pequeno stand com alguns produtos
também. Adicionalmente, distribua folders com promoções da sua loja.
3
– Outdoor móvel: “carretinha” + folders cooperado (propaganda cooperada)
É
um outdoor com dimensões menores do que o outdoor comum, movimentado por um
carro, moto ou mesmo uma bicicleta. O roteiro deverá ser detalhadamente
estudado, para ser o mais assertivo possível. Proponha o rateio desta ação
junto com outros comércios não concorrentes. Neste roteiro, distribua os folders
com suas promoções.
4
– Roteiro points + newsletter (jornalzinho)
Normalmente
em cidades médias e grandes, existem roteiros de locais considerados points,
como bares, teatros e clubes. Distribua nesses points pequenos encartes
cooperados com vários parceiros da cidade ou do bairro. Nesses locais, há um
público com o qual normalmente o contato não é muito frequente pelas vias
tradicionais. Provoque-o para visitar seu site ou sua loja física.
5
– Veiculação em jornais ou revistas de instituições classistas + e-mail
marketing
Qual
o perfil dos seus clientes? Se você vende mais para idosos e aposentados, que
tal veicular um anúncio da sua loja ou site em revistas destinadas a esse
público? Exemplos: divulgação em jornais de sindicatos e associações classistas
como OAB (advogados), CRM (médicos), CRO (dentistas), etc. Pequenos ou
sofisticados, os anúncios podem ser inseridos em revistas ou jornais, ou ainda,
serem enviados pelo correio. Podem ser isolados pela zona postal. São mais que
um anúncio, pois você estará divulgando a um público bem específico. Aproveite
e faça o envio do mesmo material para o e-mail dos associados.
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