sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Como implantar um programa de prevenção de perdas


Olá amigo lojista,
Esta é a última postagem sobre o tema de como evitar perdas no varejo. Nas postagens anteriores falamos sobre planejamento e funcionamento da loja. Agora vamos dar algumas dicas de como implantar um sistema de prevenção de perdas e resultados na sua loja. 

1.      Priorização do tema: O primeiro passo para criar uma cultura de prevenção e implantar um sistema eficaz para reduzir as perdas no varejo é tratar do tema como prioridade, como de fonte real de lucro para a empresa. O assunto deve ter espaço nas reuniões com a equipe da loja e ter a mesma importância de temas como aumento de vendas, redução da inadimplência ou de custos. A implantação de inventário encerra esta etapa inicial.

2.  Mapeamento de processo, identificação de riscos e pontos de controle: Após a implantação de inventários, realize o mapeamento dos processos mais críticos, identifique potenciais riscos e quais os melhores pontos de controle. Se necessário contrate um profissional especializado em prevenção de perdas para auxiliá-lo nessa etapa. A elaboração do mapa de riscos e a implantação dos controles finaliza a etapa.


3.      Estudo e implantação de dispositivos de prevenção de perdas: Com o mapa de riscos nas mãos, busque entre as empresas especializadas no segmento as principais alternativas de dispositivos para apoiar as ações de prevenção. Considere que para cada tipo de negócio, arquitetura de loja e orçamento, existe uma solução de segurança mais adequada. Nem sempre um investimento maior se traduz em redução proporcional de perdas.

4. Treinamento a equipe: A preparação, o treinamento e o comprometimento da equipe devem ocorrer desde o início do programa. Mas são necessários que todos sejam atualizados e orientados novamente, após a implantação dos equipamentos e rotinas de controle. Mesmo a mais sofisticada tecnologia de prevenção de perdas ficará vulnerável se a equipe da loja não estiver capacitada e motivada a utilizá-la corretamente. É fundamental estabelecer uma política de premiação pela redução das perdas ao invés de punição pela sua simples ocorrência, não eximindo cada um de suas responsabilidades.


5.      Definição de metas e campanha de incentivo: Após a sistematização dos inventários, implantação dos dispositivos de segurança, pontos de controle e treinamento da equipe, o passo seguinte é a implantação de metas e respectivo programa de incentivo, com premiações associadas à redução das perdas.



Principais tipos de perdas no varejo:

1.      Perdas comerciais: Ocorrem quando o produto não está disponível para venda (ruptura) e suas principais causas são: embalagens inadequadas, falha na reposição do produto na loja ou na entrega do fornecedor.
2.      Perdas administrativas: Ocorrem por falhas no gerenciamento da operação da loja e suas principais causas são: erro de precificação, erro de cadastro de produto, desperdícios gerais (águas, energia, telefone, manutenções por mau uso), deficiências na gestão de compras e estoques, dimensionamento incorreto dos recursos humanos para a operação da loja.
3.      Perdas de produtividade: Ocorrem quando há falta de padrões, controles e processos operacionais estabelecidos e disseminados: demora no atendimento, desperdício de tempo e recursos em tarefas redundantes, retrabalho.
4.      Perdas financeiras: Ocorrem principalmente devido a assaltos e furtos (internos e externos), deficiências nos meios de pagamento e oferta de crédito, inadimplência e fraudes (cartões e cheques).
5.      Perdas nas operações: Ocorrem durante a operação da loja e as principais causas são: armazenamento, exposição, ou movimentação inadequada de produtos, falhas no recebimento de mercadorias e falhas na operação do check-out.

Dicas para prevenção de perdas

·    Pergunte ao cliente se ele encontrou todos os produtos desejados. Esta informação deve ser sempre registrada e trabalhada. Por exemplo, se diversos clientes não encontraram um determinado produto que está disponível na loja, pode indicar que ele está mal exposto ou que sua reposição não está adequada. Por outro lado se muitos consumidores pedem um determinado produto ou marca que não faz parte do portfólio da loja, deve-se avaliar a sua introdução.
·   Faça inspeções periódicas observando principalmente: sacos rasgados ou furados com perda de conteúdo e contaminação; caixas empilhadas além do recomendado, que ficam amassadas e danificam o produto.; mercadorias no chão ou encostadas em paredes úmidas; produtos expostos ao sol, chuva, calor excessivo; mercadorias misturadas com outras incompatíveis.
·   No tocante às trocas, o ideal é que se façam acordos com os fornecedores, caso contrário, as mercadorias que estejam inviáveis de serem comercializadas, por estarem danificadas ou vencidas, resultarão em perdas para o lojista.
·       É vital ter um controle detalhada no recebimento de mercadorias, por meio de um sistema de conferência e registro das irregularidades constatadas.
·         Na movimentação dos estoques pela saída das mercadorias com data de validade, o critério deve ser: o primeiro que vence é o primeiro que sai.
·    O custo de manutenção dos estoques aumenta na proporção de sua dimensão. Isso quer dizer que quanto maior a quantidade de mercadoria estocada, maior será o espaço físico necessário para guardá-la, maior o número de funcionários necessários e maiores os gastos para controle. Sempre que possível, trabalhe com os estoques dos próprios fornecedores, e concentre no seu estoque apenas as mercadorias com maior saída.
·   O varejista precisa entender que todas as lojas sem exceção terão perdas. Elas podem não ser conhecidas, muitas vezes por deficiência na realização de inventários, mas certamente ocorrem e precisam ser administradas e reduzidas.

Espero que tenham gostado do conteúdo e aproveitem para implantar na sua loja. 
Acompanhe próximas notícias!
Abraços, 
Equipe Super M 

Nenhum comentário:

Postar um comentário