sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Como evitar perdas na operação da loja!



Essa é a segunda e importante etapa para o seu negócio, após ter planejado o desenvolvimento da sua loja com todas as dicas de segurança para evitar perdas financeiras, agora você vai aprender como deve manter a segurança da sua loja durante a operação. 

1.    Recebimento de mercadorias: O recebimento de mercadorias é um momento de grande exposição a perdas. Pode haver a possibilidade de falhas na conferência e conciliação das quantidades e tipos de produto que de fato estão dando entrada no estoque com o que consta na nota fiscal e são entregues pelo fornecedor. Além disso, a presença de terceiros (entregadores) na área de estoque da loja oferece oportunidades para furtos ou quebras na movimentação de cargas.

Recomendação: A conferência das mercadorias deve ocorrer em local separado do armazenamento, e qualquer movimentação de produtos deve ocorrer somente com a presença de pessoal da loja, treinado para essa tarefa.

 2.    Armazenagem das mercadorias: Após o correto recebimento e registro dos produtos no sistema de controle de estoque, a preocupação com as perdas passa a ser a sua adequada armazenagem.

Recomendação: A área de estoque deve ser muito organizada, limpa e bem iluminada, para facilitar o acesso durante a reposição dos produtos na loja. Estoque desorganizado é fonte potencial de furtos e de “falsas” rupturas, ou seja, o produto está no estoque, porém no momento da venda não foi encontrado, podendo inclusive perder o prazo de validade, dependendo do produto.



3.    Trocas e devoluções: Apesar de corriqueiras e comuns a todos os tipos de comércios, as trocas e devoluções de mercadorias também constituem fonte de perdas. A mercadoria devolvida ou oriunda de trocas, mesmo quando em perfeito estado de conservação, pode ser uma potencial perda se não der entrada novamente nos estoques da loja.

Recomendação: A loja deve possuir uma rotina eficaz e supervisionada de trocas e devoluções de maneira a garantir primeiro que seja cumprida a política comercial de relacionamento com os clientes, e em seguida que a mercadoria seja reconduzida corretamente para os estoques da loja ou devolvida aos fornecedores, conforme o caso.

4.    Inventários: O principal e mais importante elemento na previsão de perdas no varejo é a realização sistemática do inventário de mercadorias.

Recomendação: A contagem frequente dos estoques de produtos é a forma correta de identificar a origem e a natureza das perdas de uma loja. Além de orientar todo o processo de compras, evita também as perdas por ruptura (falta do produto). A comparação da contagem das mercadorias com os relatórios de compras e vendas permite apontar quais as categorias e itens que merecem maior atenção, bem como as possíveis causas das perdas.

5.    Rotinas e controles diários: Além dos inventários frequentes, uma forma de identificar e corrigir rapidamente potenciais perdas é a introdução de rotinas diárias de verificação dos produtos expostos na loja. Isso identifica potenciais rupturas, desorganização dos estoques e áreas de retaguarda.

Recomendação: Os melhores momentos para isto são antes da abertura, no meio do expediente e logo após o fechamento da loja.


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