sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Como evitar perdas na hora de planejar sua loja!



Olá amigo lojista, 
Pensamos em um assunto de grande importância para seu negócio: Como evitar perdas na sua loja. Os textos ficaram muito bom, vale a pena conferir!  Por isso faremos três postagens diferente, dividas por tema, essa semana falaremos da primeira etapa de um projeto de uma loja " o planejamento". 

O que são perdas no varejo?

São consideradas perdas no varejo, toda e qualquer interferência negativa no resultado da empresa, gerando como consequência final a redução do lucro.

Qual o impacto das perdas no varejo?

Embora os impactos das perdas variem bastante conforme o país e os diversos segmentos do varejo, elas são extremamente significativas. Conheça alguns números:

·         O varejo norte-americano acumulou um total de perdas estimado de 34,5 bilhões de dólares em 2011, o que representa 1,41% do faturamento do setor no país.
·         Segundo a ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, entre 2005 e 2010, o índice médio de perdas no setor foi de 2,33%, superando o lucro líquido médio, que foi de 2,12%.
·         Segundo o Provar, atualmente no Brasil o índice de perdas de supermercados ainda alcança 1,96% do faturamento.

Impacto das perdas no varejo

Segundo estudos da ABRAS, GPP, Provar-FIA e Nielsen, as perdas no varejo brasileiro estão distribuídas conforme o gráfico abaixo:
As perdas relacionadas aos furtos externos e internos e as quebras operacionais chegam a mais de 65% do total. O maior atrativo em Prevenção de Perdas é que, a cada real economizado, aumenta-se um real no lucro, diretamente. A prática demonstra que é mais rápido, fácil e barato prevenir perdas do que aumentar as vendas.

Como evitar perdas no projeto de uma loja?


1.    Localização: Antes mesmo de abrir uma loja já é possível fazer escolhas baseadas na prevenção de perdas. Recomenda-se fazer uma pesquisa prévia da incidência de furtos e roubos na vizinhança do imóvel em que se pretende instalar o negócio. Observe a qualidade da iluminação pública e proximidade de delegacias e postos da polícia militar, fatores que influenciam na segurança do estabelecimento.



2.    Layout: Um bom layout é aquele que consegue organizar o fluxo de clientes e aproximá-los da maior gama de produtos possível. Da mesma forma, para prevenir perdas, o layout deve favorecer ampla visualização de todas as áreas da loja. Em geral os pontos cegos ou encobertos do layout são, ao mesmo tempo, ruins para venda de produtos e favoráveis a perdas por furtos ou rupturas.

3- Tipos dos móveis e expositores:
 A escolha dos móveis e expositores devem seguir os mesmos cuidados do projeto do layout. Elementos muito altos que dificultam a visualização devem ser evitados ao máximo. As categorias e os agrupamentos de produtos planejados para a loja devem ser considerados na seleção de fornecedores dos móveis e expositores: produtos expostos ou armazenados de maneira inadequada também são fontes de perdas, nesse caso por quebras ou pela simples dificuldade de acesso aos produtos pelos 
próprios clientes.
4.    Dispositivos de segurança: Há uma grande variedade de dispositivos que podem compor a segurança de uma loja. Os mais utilizados são as câmeras de monitoramento (CFTV) e os diversos tipos de etiquetas e respectivas antenas de alarme. O mercado oferece desde um simples espelho até o mais sofisticado sistema integrado de segurança, que combina imagens com as operações de caixa, por exemplo. Para cada formato de loja e categorias de produtos comercializados existe um conjunto mais indicado de dispositivos, considerando o investimento versus a exposição ao risco de perdas.


Na próxima semana, confira as dicas de como evitar perdas na operação da sua loja. 

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