sábado, 8 de março de 2014

8 de Março, Dia Internacional da Mulher. O que realmente simboliza essa data?

Dia 8 de março é celebrado o dia internacional da mulher.  Essa data foi consagrada pelas Nações Unidas no ano de 1975 e simboliza muito mais do que uma homenagem, nos leva a refletir o que as mulheres conquistaram desde então, e os desafios que encontram para se posicionar perante a uma sociedade onde os direitos entre os sexos ainda não são os mesmos.
            O último século foi palco de importantes conquistas, como o direito ao voto, aumento da participação feminina em todos os níveis de governo e em cargos de liderança de grandes empresas, além de participação nos esportes e mudança no modo de se vestir, podendo até usar calças compridas. A mulher, que era educada para o casamento e atividades domésticas, hoje saiu de casa e está no mercado de trabalho, provando a sua capacidade de exercer funções tipicamente masculinas.
Apesar das inúmeras conquistas, as mulheres ainda encontram desafios, dentre os quais a diferença de salários, participação restrita nas instâncias de poder e diferentes formas de agressão, seja ela física ou verbal. Além disso, muitas mulheres trabalham fora e continuam assumindo sozinhas os cuidados com a casa e educação dos filhos.

Listamos abaixo algumas mulheres que, de uma forma ou de outra, destacaram-se em suas funções ou realizaram feitos que mudaram a história:

Princesa Isabel. Determinou o fim da monarquia ao assinar a Lei Áurea que aboliu a escravidão no Brasil.

Dilma Houssef, primeira mulher eleita para presidente do Brasil.


Margareth Thatcher, primeira mulher a ser tornar primeira-ministra britânica e uma das figuras mais influentes da política do século XX. Ela era conhecida como Dama de Ferro devido ao seu pulso firme.


Graça Foster, presidente da Petrobrás e primeira mulher a assumir esse cargo. Considerada a quarta executiva mais poderosa no mundo dos negócios, segundo ranking da revista americana Fortune.


Marlene Matheus, ex-presidente do Corinthians. Foi a primeira mulher a comandar um time de futebol brasileiro, entre 1991 e 1993.

Marta Vieira da Silva, jogadora de futebol. Em um país onde futebol é considerado coisa de homem, Marta provou ao mundo que mulher também pode ser boa de bola. Seu talento inegável e a gama de troféus, foram responsáveis por divulgar o esporte mundialmente entre as mulheres.


Zilda Arns, criadora da Pastoral da Criança, um órgão filantrópico que visa auxiliar no desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos. Sua fundação mudou o destino de diversas famílias de comunidades carentes e foi indicada por quatro vezes ao Prêmio Nobel da Paz.

Maria da Penha Maia, símbolo da luta das mulheres contra a violência doméstica. Maria da Penha sofria constantes agressões do marido e por duas vezes ele tentou assassiná-la. A sua coragem em lutar pela condenação do marido chamou a atenção da Organização dos Estados Americanos - OEA e levou a criação do projeto de lei, que foi sancionada em 2006 e recebeu o nome de Lei Maria da Penha em sua homenagem.

         A mulher está vencendo as barreiras impostas, porém ainda há um longo caminho a percorrer. Por isso, o dia 8 de março é um dia especial, pois envolve a cidadania das mulheres, a sua luta por direitos iguais e o seu posicionamento na sociedade atual.
A vocês mulheres, que trazem mais luz e encanto a cada um dos dias do ano, parabéns pelo seu dia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário