quarta-feira, 5 de março de 2014

Confira as dicas para melhorar a saúde financeira de sua empresa

Na semana anterior, falamos sobre gerenciamento de nossas finanças pessoais e a importância em se ter um bom planejamento financeiro para evitar apertos. Esta semana vamos lhe mostrar uma maneira para gerenciar melhor a saúde financeira de sua empresa.
Para quem tem empresa, o controle de fluxo de caixa é essencial para tomada de decisão. Apesar de sua importância, poucos empreendedores mantém um controle eficiente de suas finanças, o que dificulta o seu crescimento empresarial.
Confira algumas dicas da Super M para montar um fluxo de caixa eficiente:

  
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1º Planeje-se!
O primeiro passo para uma gestão de fluxo de caixa adequada é planejar seu orçamento. Que tal começar agora aquele plano de negócios que você vem adiando faz um tempo? No site do Sebrae você pode encontrar modelos de planos de negócios e montá-lo conforme a sua necessidade. Defina metas de despesas e receitas e ao longo do ano vá ajustando para que seu orçamento continue atual. Se tiver condições, considere implantar um software que o auxilie a gerenciar melhor seu resultado, além de deixar o processo mais ágil e seguro. No mercado existem opções variadas, dos mais simples como Quick Books, da Intuit, até softwares mais completos (e caros), como a Microsiga da Totvs.

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 2º Saiba o valor dos seus ativos.
Os ativos de uma empresa são os equipamentos, móveis de escritório, veículos, entre outras posses. Para saber o real valor de sua empresa, é necessário acompanhar as oscilações do valor desses bens. Com uma pesquisa simples no Google, você pode visualizar em lojas virtuais quais os valores que estão sendo praticados para os seus bens. Computadores, por exemplo, estão tendo uma depreciação cada vez mais rápida, pelo simples fato de constantemente aparecer novidades neste mercado.


3º Saiba quais são suas contas a pagar.
Para manter uma empresa, temos um custo mensal. Compras de material de consumo, de matéria prima, contas de luz, água, telefone, internet e despesas com folhas de pagamento englobam esses custos mensais, além de outros que podem surgir dentro do mês. Para não comer bola e esquecer-se de pagar algum boleto, caso não tenha um software de gerenciamento, crie uma planilha no Excel. Assim você poderá verificar diariamente quais são as contas e obrigações daquele dia.


4º Saiba qual é o custo de produção daquilo que vende.
Para definir o preço de venda, é necessário conhecer, primeiramente, os custos de produção ou os custos dos serviços prestados. Em seguida, deve-se considerar a carga tributária, como o ICMS, o PIS entre outros. Também não podemos esquecer-nos de considerar as despesas de comercialização, como por exemplo, a comissão dos vendedores. Lembre-se que o preço de venda também precisa cobrir as despesas fixas. Finalmente, deve-se estimar a lucratividade desejada. O empresário deverá comparar o preço de venda calculado, com os preços praticados pelo mercado e, caso seja necessário, deverá ajustar seu preço e custo para manter a empresa mais competitiva.


5º Quanto custa vender?
Divulgar o seu produto tem mais custos que envolvem publicidade, marketing, mão-de-obra, estoque e a categoria genérica da sobrecarga — é útil saber quanto custa colocar um produto no mercado, bem como o custo de sua criação.

          6º Qual a margem de lucro bruto?
Este cálculo é feito dividindo-se o total de vendas pelo lucro.. Se a margem de lucro bruto permanecer consistente ou tender a subir, é provável que você esteja ajustando os preços adequadamente para refletir as mudanças entre o preço pago e o custo da venda ou produção. A possibilidade de identificar uma margem em declínio permite que você ajuste seus preços ou custos.

           7º Qual é o valor das contas a receber?
Esse é o montante que outras pessoas devem a você. Valorize a capacidade de controlá-lo: se as contas a receber estiverem aumentando, isso pode ser um sinal de que o pessoal que está comprando de você está começando a tropeçar. E isso é especialmente verdadeiro se as contas a receber, como porcentual do total de vendas, estiver aumentando.

 

 Na semana anterior, a Revista Exame publicou um vídeo bem interessante a respeito de modelos de planilhas que devem acompanhar todo empreendedor. Confira na íntegra no link abaixo:


Dúvidas, críticas ou sugestões? Entre em contato conosco, vamos adorar dar uma orientação à sua empresa:  superm@superm.com.br

Um forte abraço e até a próxima semana!

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