quarta-feira, 12 de março de 2014

Como construir um relacionamento duradouro com o seu cliente?

Diariamente surgem novas empresas no país, ou seja, todos os dias surgem novos negócios para concorrer com o seu. Manter uma empresa em crescimento torna-se cada vez mais difícil, então como diferenciar o seu produto ou serviço do seu concorrente?

                               Fonte: Google Images

A primeira atitude a ser tomada diz respeito ao relacionamento com o seu cliente. Muitas empresas preocupam-se intensamente em trazer novos clientes, porém não dão a devida atenção aos atuais, sem sequer perceberem que o custo para manter um cliente antigo é menor do que conquistar um novo.

Para iniciar a construção desse relacionamento, você deve seguir esse quatro passos básicos: identificar, diferenciar, interagir e personalizar.

Identificar os clientes de modo individual. Claro, não precisa saber nome e telefone de cor, mas o simples fato dele ligar na sua empresa e você demonstrar lembrar-se desse, fará com que ele se sinta importante. Mas não vale mentir, hein ;)

Diferenciar um cliente de outro. Pensar no cliente como um ser humano, que também tem problemas, sonhos, objetivos, momentos felizes, momentos tristes...lembrar que cada cliente é único dentro da sua essência e personalidade. Prestando atenção nesses detalhes, você poderá verificar com mais clareza qual a expectativa de cada um e o que a sua empresa pode fazer para atender essa necessidade.

Interagir com os clientes. Nessa maneira, muito mais do que apenas supor com base na sua observação, você poderá conhecer mais a fundo as necessidades ou valor do cliente.

Personalizar para os clientes. Personalização de produtos ou serviços, onde com base na identificação, diferenciação e interação, você poderá oferecer um atendimento específico para aquele cliente, o que fará com que ele se sinta especial.

Tendo como base essas informações, chegou a hora de deixar sua empresa mais competitiva no mercado.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Entre em contato conosco pelo e-mail: superm@superm.com.br

Um abraço e até a próxima semana. :D

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