Diariamente surgem novas empresas no país, ou
seja, todos os dias surgem novos negócios para concorrer com o seu. Manter uma
empresa em crescimento torna-se cada vez mais difícil, então como diferenciar o
seu produto ou serviço do seu concorrente?
Fonte: Google Images
A primeira atitude a ser tomada diz respeito ao
relacionamento com o seu cliente. Muitas empresas preocupam-se intensamente em
trazer novos clientes, porém não dão a devida atenção aos atuais, sem sequer
perceberem que o custo para manter um cliente antigo é menor do que conquistar
um novo.
Para iniciar a construção desse relacionamento,
você deve seguir esse quatro passos básicos: identificar, diferenciar,
interagir e personalizar.
Identificar os clientes de modo individual.
Claro, não precisa saber nome e telefone de cor, mas o simples fato dele ligar
na sua empresa e você demonstrar lembrar-se desse, fará com que ele se sinta
importante. Mas não vale mentir, hein ;)
Diferenciar um cliente de outro. Pensar no
cliente como um ser humano, que também tem problemas, sonhos, objetivos,
momentos felizes, momentos tristes...lembrar que cada cliente é único dentro da
sua essência e personalidade. Prestando atenção nesses detalhes, você poderá
verificar com mais clareza qual a expectativa de cada um e o que a sua empresa
pode fazer para atender essa necessidade.
Interagir com os clientes. Nessa maneira, muito
mais do que apenas supor com base na sua observação, você poderá conhecer mais
a fundo as necessidades ou valor do cliente.
Personalizar para os clientes. Personalização
de produtos ou serviços, onde com base na identificação, diferenciação e
interação, você poderá oferecer um atendimento específico para aquele cliente,
o que fará com que ele se sinta especial.
Tendo como base essas informações, chegou a
hora de deixar sua empresa mais competitiva no mercado.
Dúvidas, críticas ou sugestões? Entre em
contato conosco pelo e-mail: superm@superm.com.br
Um abraço e até a próxima semana. :D
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