Em
momentos delicados na economia como o que estamos vivendo agora, a grande
dúvida é: o que fazer para contornar esta situação? Como tirar proveito desta
situação? É claro que cada caso é um caso, cada empresa tem seu segmento,
dimensão, gestão e atuação diferentes. Porém algumas dicas são fundamentais
para reduzir os efeitos nocivos da crise e até, em alguns casos, transformar
crise em oportunidade! Veja abaixo:
1 - Faça um balanço geral
Dedique
um tempo para verificar junto a sua equipe como foi o desempenho no ano
passado, quais objetivos foram atingidos, quais não foram e as possíveis
causas. Transforme informações em gráficos, relatórios e outras ferramentas que
possam ajudar a equipe e os gestores a visualizar a empresa no cenário no qual
ela está inserida. Seja extremamente racional e objetivo.
2 - Desenvolva uma atitude mental
positiva
O
ser humano é o único ser vivo do planeta que pode escolher diversos
significados diferentes para o mesmo acontecimento. Ter um enfoque positivo
leva a atitudes pró-ativas. Busque soluções, não problemas. Busque
oportunidades. Seja otimista. A história demonstra que as pessoas de sucesso,
independente de obstáculos, desafios e crises, conseguiram manter uma atitude
mental positiva.
3 - Encare os fatos
A
crise mundial existe. E finalmente atingiu o Brasil, mesmo que tardiamente e
numa escala proporcionalmente mais amena do que alguns países da Europa. Porém
não é muito inteligente fingir que nada irá mudar, que não vai haver
desaceleração da economia. Agora é hora da economia real. As empresas precisam
melhorar cada vez mais sua gestão em todos os níveis. É hora de identificar
claramente e encarar quaisquer desafios e obstáculos com as melhores soluções.
Seja criativo e foque sempre no relacionamento com o cliente.
4 - Velocidade é fundamental
A
palavra de ordem hoje é competitividade. Uma grande parte das empresas e suas
vendas cresceram impulsionadas pela forte demanda da economia e agora a
realidade é diferente. Neste cenário é preciso ter velocidade para tomar as
decisões corretas e ainda mais rapidez para fazer os ajustes que se façam
necessários ao longo do percurso. É melhor errar ajustando e se adequar
rapidamente do que ficar esperando algum milagre acontecer.
Reúna
e ouça sua equipe de vendas em reuniões (com pauta e foco definido) para
encontrar soluções. Existem centenas de histórias reais e inspiradoras de
sucesso de pessoas e empresas que encontraram a oportunidade na crise. Enquanto
alguns choram, outros ganham dinheiro vendendo lenços. Quem você quer ser?
6 - Monitore minuciosamente o mercado,
concorrência e economia
Estamos
na era da informação. Quem tem a informação mais precisa e rapidamente, ganha
espaço e sai na frente. Além disto, esteja atento para se adequar as novas
realidades do mercado e acompanhe os passos da concorrência e principalmente,
quais os resultados que estão obtendo, modelando seus pontos fortes.
7 - Fidelize seus clientes
Pesquisas
recentes de renomadas instituições mais do que comprovam que conquistar um novo
cliente é muito mais caro e demorado do que manter aqueles que você já tem,
portanto, faça de tudo para fidelizar seus clientes, é muito mais fácil você
vender mais vezes para estes clientes, os quais você já tem um vínculo de
confiança. Lembre-se de que a concorrência agora vai ser ainda mais acirrada e
o cliente não vai pensar duas vezes em mudar de fornecedor se encontrar melhores
benefícios.
Nunca
tivemos tantas informações, pesquisas e métricas de resultados que comprovam
com tanta exatidão a maior eficiência das empresas que investem no fator humano
e no clima organizacional. Um ambiente mais agradável e harmônico é sinônimo de
maior produtividade. Investir em pessoas não é mais diferencial, mas sim,
necessidade de sobrevivência! A propósito, qual é a frequência que você treina
sua equipe de vendas?
9 - Entenda as verdadeiras necessidades do seu cliente
Esse
é um dos erros mais comuns dos vendedores. Costumam falar mais do que ouvir,
mas é ouvindo que conseguimos entender o que realmente o cliente/empresa
precisa para satisfazer suas necessidades. Em tempos de crise, a tolerância dos
clientes diminui, a exigência aumenta, portanto, entender o que realmente o
cliente precisa é uma necessidade fundamental para ganhar tempo e ser mais
assertivo!
10 - Acredite em seu produto, em
sua empresa e principalmente em VOCÊ
A
história demonstra que as pessoas que venceram na vida (e também em vendas)
desenvolveram uma convicção inabalável naquilo que vendem, que sua empresa é a
melhor ou principalmente em que você é uma pessoa dotada de capacidades e
possibilidades infinitas. Toda criação começa na mente! Pense nisto!
E
ótimos negócios!!!
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