sexta-feira, 17 de abril de 2015

Economia desacelerada: O que fazer em momentos de crise?

Em momentos delicados na economia como o que estamos vivendo agora, a grande dúvida é: o que fazer para contornar esta situação? Como tirar proveito desta situação? É claro que cada caso é um caso, cada empresa tem seu segmento, dimensão, gestão e atuação diferentes. Porém algumas dicas são fundamentais para reduzir os efeitos nocivos da crise e até, em alguns casos, transformar crise em oportunidade! Veja abaixo:

1 - Faça um balanço geral

Dedique um tempo para verificar junto a sua equipe como foi o desempenho no ano passado, quais objetivos foram atingidos, quais não foram e as possíveis causas. Transforme informações em gráficos, relatórios e outras ferramentas que possam ajudar a equipe e os gestores a visualizar a empresa no cenário no qual ela está inserida. Seja extremamente racional e objetivo.

2 - Desenvolva uma atitude mental positiva

O ser humano é o único ser vivo do planeta que pode escolher diversos significados diferentes para o mesmo acontecimento. Ter um enfoque positivo leva a atitudes pró-ativas. Busque soluções, não problemas. Busque oportunidades. Seja otimista. A história demonstra que as pessoas de sucesso, independente de obstáculos, desafios e crises, conseguiram manter uma atitude mental positiva.

3 - Encare os fatos

A crise mundial existe. E finalmente atingiu o Brasil, mesmo que tardiamente e numa escala proporcionalmente mais amena do que alguns países da Europa. Porém não é muito inteligente fingir que nada irá mudar, que não vai haver desaceleração da economia. Agora é hora da economia real. As empresas precisam melhorar cada vez mais sua gestão em todos os níveis. É hora de identificar claramente e encarar quaisquer desafios e obstáculos com as melhores soluções. Seja criativo e foque sempre no relacionamento com o cliente.

4 - Velocidade é fundamental

A palavra de ordem hoje é competitividade. Uma grande parte das empresas e suas vendas cresceram impulsionadas pela forte demanda da economia e agora a realidade é diferente. Neste cenário é preciso ter velocidade para tomar as decisões corretas e ainda mais rapidez para fazer os ajustes que se façam necessários ao longo do percurso. É melhor errar ajustando e se adequar rapidamente do que ficar esperando algum milagre acontecer.

5 - Inovação e Criatividade

Reúna e ouça sua equipe de vendas em reuniões (com pauta e foco definido) para encontrar soluções. Existem centenas de histórias reais e inspiradoras de sucesso de pessoas e empresas que encontraram a oportunidade na crise. Enquanto alguns choram, outros ganham dinheiro vendendo lenços. Quem você quer ser?


6 - Monitore minuciosamente o mercado, concorrência e economia

Estamos na era da informação. Quem tem a informação mais precisa e rapidamente, ganha espaço e sai na frente. Além disto, esteja atento para se adequar as novas realidades do mercado e acompanhe os passos da concorrência e principalmente, quais os resultados que estão obtendo, modelando seus pontos fortes.

7 - Fidelize seus clientes
 Pesquisas recentes de renomadas instituições mais do que comprovam que conquistar um novo cliente é muito mais caro e demorado do que manter aqueles que você já tem, portanto, faça de tudo para fidelizar seus clientes, é muito mais fácil você vender mais vezes para estes clientes, os quais você já tem um vínculo de confiança. Lembre-se de que a concorrência agora vai ser ainda mais acirrada e o cliente não vai pensar duas vezes em mudar de fornecedor se encontrar melhores benefícios.

8 - Invista na capacitação das pessoas e no clima organizacional favorável

Nunca tivemos tantas informações, pesquisas e métricas de resultados que comprovam com tanta exatidão a maior eficiência das empresas que investem no fator humano e no clima organizacional. Um ambiente mais agradável e harmônico é sinônimo de maior produtividade. Investir em pessoas não é mais diferencial, mas sim, necessidade de sobrevivência! A propósito, qual é a frequência que você treina sua equipe de vendas?


9 - Entenda as verdadeiras necessidades do seu cliente

Esse é um dos erros mais comuns dos vendedores. Costumam falar mais do que ouvir, mas é ouvindo que conseguimos entender o que realmente o cliente/empresa precisa para satisfazer suas necessidades. Em tempos de crise, a tolerância dos clientes diminui, a exigência aumenta, portanto, entender o que realmente o cliente precisa é uma necessidade fundamental para ganhar tempo e ser mais assertivo!

10 - Acredite em seu produto, em sua empresa e principalmente em VOCÊ

A história demonstra que as pessoas que venceram na vida (e também em vendas) desenvolveram uma convicção inabalável naquilo que vendem, que sua empresa é a melhor ou principalmente em que você é uma pessoa dotada de capacidades e possibilidades infinitas. Toda criação começa na mente! Pense nisto!

E ótimos negócios!!!

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