quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Capriche no atendimento ao cliente



       Atender bem os clientes deve ser uma preocupação de qualquer loja. Tratá-lo com cordialidade, atenção, estar disposto a orientá-lo e ajudá-lo a tomar a melhor decisão de compra é função básica de todo vendedor. Pensando nisso, a Super M preparou um material especial com algumas regrinhas preciosas para você conquistar ainda mais seu cliente!


1. Entenda o seu cliente

Não há como atendermos um cliente se não soubermos o que ele busca. Por isso, é importante que, em cada atendimento, você esteja consciente das motivações que levaram o cliente a entrar na sua loja. Faça perguntas, investigue, se coloque no lugar do cliente. Isto ajudará a resolver os problemas com mais rapidez e eficiência.

Realize pesquisas periódicas com os dados que são fornecidos pelo seu cliente e descubra quais são os produtos mais procurados, o que o fez entrar em sua loja, como a encontrou, se saiu satisfeito ou não e etc. Analisar esses resultados são importantes para decidir os próximos passos da sua loja.


2. Sinta prazer em servir

Atender é servir. Por isso é importante que sua loja tenha pessoas que sintam prazer em servir e que se sintam motivadas pelo desafio constante de resolver os problemas dos clientes. A equipe de atendimento ao cliente deve ser uma unidade transformadora dentro da loja, onde os problemas e dúvidas são transformados em satisfação e fidelização.

Nenhum cliente compra um produto para ter problemas depois! Não existe nada mais frustrante do que investir dinheiro em um produto ou serviço e descobrir que, na verdade, o que você comprou foi um problema.

3. Não crie um atendimento antipático

Seu atendimento precisa ter simpatia e empatia, mas nunca antipatia. Desenvolver os diferentes tipos de relacionamento que acontecem entre vendedor e cliente pode ajudar sua equipe a entender melhor que tipo de atendimento ela tem oferecido:

Simpatia: ser afetado pelo que a outra pessoa está sentindo.
Empatia: se colocar no lugar do outro para melhor entendê-lo.
Antipatia: ter aversão ao outro, ignorando-o ou repelindo-o.


4. Mantenha a comunicação S.C.O.T.

S.C.O.T. significa Segurança, Clareza, Objetividade e Transparência. No momento do atendimento é fundamental expor as informações de forma clara e direta. Perceba se interpretação foi bem compreendida. É importante que a informação seja transmitida de forma que não confunda o cliente. Nem sempre falar mais significa passar mais informação.

O cliente não espera buscar ajuda com alguém cheio de dúvidas e incertezas. Nem sempre temos a resposta, mas enrolar ou inventar uma solução não é o caminho. Se precisar, peça um tempo para retornar depois com a resposta. O atendimento é o reflexo da sua loja e caso não haja segurança na mensagem passada, a imagem da sua loja sendo prejudicada.

5. Não abandone seu cliente

Acompanhe o cliente até que o problema seja resolvido. A palavra cliente teve sua origem na Roma antiga, e representava um plebeu que se encontrava sobre a proteção de um patrício (nobre). Assim como naquela época, sua loja deve proteger o cliente de ter problemas.

Pode ser que sua loja não perca clientes por causa dos concorrentes, mas sim por causa do mal atendimento prestado a eles.



6. Fale a língua do bom atendimento

Um bom atendimento é pautado pelo tratamento profissional ao cliente. No entanto, não confunda profissionalismo com “robotismo”. Fuja das respostas padrões e dos processos engessados. A linguagem utilizada deve ser adequada a cada cliente, com um vocabulário simples e claro. Não utilize palavras difíceis ou termos técnicos para pessoas com menor grau de conhecimento sobre o assunto em questão.

Evite as expressões que transmitam incerteza, o tratamento íntimo, os diminutivos, os gerúndios, as expressões regionais e as gírias. Seja sóbrio em seu tom de voz e lembre-se dos princípios anteriores!

Um bom atendimento surte efeito no curto prazo. Coloque nossas dicas em prática e nos conte depois o que mudou na sua loja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário