quarta-feira, 3 de setembro de 2014



Amigo lojista, 


   A primeira etapa para efetuar uma boa venda é a abordagem! O primeiro contato com o cliente é o que determina o resultado positivo das vendas. Por isso, a sondagem deve ser muito bem trabalhada.
   Seja cuidadoso e atencioso. Lembre-se que a venda começa quando você cumprimenta o cliente. Não fique somente focado no fechamento da venda, uma vez que todo o processo é importante para alcançar seus objetivos. Não pule etapas e sempre esclareça todas as dúvidas do cliente. O fechamento da venda, como o próprio nome já diz, é o último passo. Ressalte as características do seu produto, assim, você reforça os benefícios e transmite maior confiança.

     Não despreze a concorrência! Não conhecer os produtos do concorrente pode ser um tiro no pé. Muitas vezes, o cliente pode questionar sobre um produto similar ao seu, que ele viu em outro local. Por isso, conhecer o mercado é importante. Pesquise quem são os seus principais concorrentes, as marcas e os produtos vendidos.

     Não cometa gafes! Lembre-se sempre de chamar o cliente pelo nome. Isso demonstra maior atenção no momento da venda. Respeite a religião, hábitos e costumes dos seus clientes e esteja preparado para ouvir opiniões diferentes da sua. As pessoas são diferentes. 

      Negocie sempre que possível! Encontre soluções que permitam a melhor forma de pagamento para você e seu cliente. Ofereça opções de pagamentos alternativas, dependendo do perfil do cliente. Explore descontos para pagamento à vista, cheques, parcelamento no cartão de crédito e etc.

      Respeite o tempo do cliente! Não seja chato. Entenda seu cliente e saiba a hora de falar e de ouvir. Tem cliente que demora mais e outros que querem agilidade. Você deve se adequar ao cliente e não o contrário.

Ok, fechei a venda! E agora?

- Agradeça ao seu cliente pelo tempo concedido, reforce que a decisão tomada por ele foi a mais acertada possível;
- Para seu próximo encontro com o esse cliente, repense o que fez a negociação dar certo e tente utilizar a mesma estratégia.

E se eu não conseguir fechar a venda?

- Agradeça o cliente pela atenção da mesma forma;
- Deixe sempre a porta aberta para que ele volte sem nenhum tipo de constrangimento;
- Demonstre que você continua à disposição caso ele retorne;

- Repense o que pode ter dado errado durante o procedimento de compra e o que pode melhorar.

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