Amigo lojista,
A primeira etapa para efetuar uma
boa venda é a abordagem! O primeiro contato com o cliente é o que determina o
resultado positivo das vendas. Por isso, a sondagem deve ser muito bem trabalhada.
Seja cuidadoso e atencioso. Lembre-se
que a venda começa quando você cumprimenta o cliente. Não fique somente focado
no fechamento da venda, uma vez que todo o processo é importante para alcançar
seus objetivos. Não pule etapas e sempre esclareça todas as dúvidas do cliente.
O fechamento da venda, como o próprio nome já diz, é o último passo. Ressalte
as características do seu produto, assim, você reforça os benefícios e
transmite maior confiança.
Não despreze a concorrência! Não
conhecer os produtos do concorrente pode ser um tiro no pé. Muitas vezes, o
cliente pode questionar sobre um produto similar ao seu, que ele viu em outro local.
Por isso, conhecer o mercado é importante. Pesquise quem são os seus principais
concorrentes, as marcas e os produtos vendidos.
Não
cometa gafes! Lembre-se sempre de chamar o cliente pelo nome. Isso demonstra
maior atenção no momento da venda. Respeite a religião, hábitos e costumes dos
seus clientes e esteja preparado para ouvir opiniões diferentes da sua. As
pessoas são diferentes.
Negocie
sempre que possível! Encontre soluções que
permitam a melhor forma de pagamento para você e seu cliente. Ofereça opções de
pagamentos alternativas, dependendo do perfil do cliente. Explore descontos
para pagamento à vista, cheques, parcelamento no cartão de crédito e etc.
Respeite o tempo do cliente! Não seja chato. Entenda seu cliente e saiba a hora de falar e de ouvir. Tem cliente que demora mais e outros que querem agilidade. Você deve se adequar ao cliente e não o contrário.
Respeite o tempo do cliente! Não seja chato. Entenda seu cliente e saiba a hora de falar e de ouvir. Tem cliente que demora mais e outros que querem agilidade. Você deve se adequar ao cliente e não o contrário.
Ok, fechei a venda! E agora?
- Agradeça ao seu cliente
pelo tempo concedido, reforce que a decisão tomada por ele foi a mais acertada
possível;
- Para seu próximo
encontro com o esse cliente, repense o que fez a negociação dar certo e tente
utilizar a mesma estratégia.
E se eu não conseguir fechar a venda?
- Agradeça o
cliente pela atenção da mesma forma;
- Deixe sempre a
porta aberta para que ele volte sem nenhum tipo de constrangimento;
- Demonstre que
você continua à disposição caso ele retorne;
- Repense o que
pode ter dado errado durante o procedimento de compra e o que pode melhorar.
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