quarta-feira, 16 de abril de 2014

10 Pensamentos que Atrapalham a Sua Carreira Profissional

               Quando o resultado almejado na carreira não é atingido é que nos paramos para pensar que tem algo errado aí. 
               Você já se pegou dizendo/pensando que o que esperava para a carreira não deu certo porque a promoção não veio, o fracasso como chefe, as oportunidades que nunca batem na sua porta, a demissão inesperada. 
          Grande parte das pessoas fica apenas com a análise desses aspectos mais concretos, mas não atentam para o fato de mecanismos de pensamento, modelos mentais, podem estar por trás de seus fracassos de carreira. 

           Alguns pensamentos que, em última instância, se reproduzem em comportamento são verdadeiramente tóxicos para carreira e respondem por grande parcela do que está dando errado na vida profissional. Confira abaixo:

1. “Quem sou eu para mudar as coisas aqui nessa empresa?” 

Com uma cultura e uma estrutura muito mais fortes, não há o que fazer para resolver os problemas. Assim, sob este pensamento, o profissional se apequena por acreditar, de antemão, estar de mãos atadas. 


2. “O próximo passo só pode ser a cadeira de chefe” 


Este é um dos pensamentos mais destrutivos para quem não tem perfil de liderança. Com o objetivo de ganhar mais, a pessoa tenta ser chefe quando não tem vocação para isso. 


3. “Treinamentos são perda de tempo, eu já sei” 


A relutância em participar de treinamentos pode estar ancorada em más experiências passadas. E assim o pensamento “já sei de tudo, é perda de tempo” se cristaliza. A pessoa vai ficando desatualizada, não evolui e é substituída. 


4. “Quando eu assumir a liderança, aí sim, ninguém me segura” 


Se fosse o dono, se fosse o chefe. Quando for o dono, quando for o chefe. O impacto disso é que esse dia nunca chega. Não chega porque a pessoa é passiva, “espera sentada” e assim não cria as oportunidades. 


5. “Não sou capaz” 


Esse sentimento de menos valia, resultado da baixa autoestima atrapalha bastante. 


6. “Ninguém faz tão bem quanto eu” 


Este tipo de pensamento é um dos que mais prejudica quem assume a posição de liderança. Postura centralizadora é seu principal impacto. 


7. “Eu sou excelente, o que me falta é oportunidade” 


Quando o ritmo de evolução profissional na empresa não acompanha os colegas de trabalho, o sentimento de vítima perturba. A pessoa não acha que é valorizada e não vê sua responsabilidade dentro da situação. 


8. "Eu não merecia, por que isso aconteceu comigo?!!!” 


O problema surge e com ele o nervosismo paralisante. Ai meu Deus do céu, por que isso foi acontecer comigo? Eu não merecia!! Está armado o cenário caótico. 


9. “Eu não posso errar” 


O eterno pavor do erro. Entendê-lo como abominável deixa o profissional que falha completamente abalado. 


10. “Eu faço para ser reconhecido” 


          A motivação é externa: elogio, parabéns, reconhecimento. Se o profissional faz algo esperando reconhecimento e ele não vem, fica frustrado. 

              Com a competitividade em alta nas organizações, cumprir a meta, por mais arrojada que ela seja, não passa de uma “obrigação”. Por isso a motivação deve ser interna. 


Fonte: Mayara Costa - Consultora Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário