sexta-feira, 3 de julho de 2015

Primeiros passos para administrar seu negócio


Administrar, independentemente do contexto, significa sistematizar as técnicas a fim de atingir objetivos. Alcançar o estágio de maturidade de um negócio demanda atenção em aspectos específicos. É muito importante saber o que priorizar em cada momento, caso contrário, são grandes as chances de fracasso.

Os dois pontos de partida mais comuns para negócios são 1 – Necessidade e 2 – Ideia, que a princípio, parece ter grande potencial. Nessa etapa, o primeiro grande desafio, independentemente da origem do empreendimento estar no ponto 1 ou no 2, é validar o que se pretende criar. No caso de quem empreende por necessidade, embora o objetivo principal seja produzir algo que gere retorno imediato, é preciso avaliar, pesquisar e testar antes de colocar seu tempo e dinheiro (que, na maioria das vezes, é pouco) em uma aventura.

O mesmo vale para quem teve "uma grande ideia". Um insight às vezes parece sensacional, mas, no fundo, não é. É fundamental saber se o negócio tem potencial para oferecer um retorno satisfatório ou, pelo menos, perspectivas de crescimento.
Em ambos os pontos tudo deve começar com uma pergunta: qual é o problema das pessoas? Em seguida: de que solução elas precisam? Eu posso oferecê-la? Como?

Cuidado com os fatores limitantes

Quando se resolve iniciar um negócio, vários fatores limitantes vão aparecer no caminho: burocracia, falta de capital, pouco conhecimento, pouca resiliência, etc. É fundamental ter consciência de todos as deficiências que você pode ter, bem como os desafios que vai ter que enfrentar, para estar preparado. Muitas vezes, o maior inimigo é o próprio empreendedor, que desiste no meio do caminho, diante da primeira dificuldade.




Suas finanças


O aspecto financeiro costuma ser o principal problema de novos negócios e responde, geralmente, pelo naufrágio precoce de muitos empreendimentos. O maior erro, nessa área, é misturar contas pessoais com as da empresa, não ter um controle claro do fluxo de caixa, não ter reservas e planejar mal as despesas. Esse é o primeiro passo que você deve tomar como medida para abrir seu negócio. É preciso pesquisar o que realmente precisa vender ou oferecer aos seus futuros clientes, esteja preparado financeiramente para enfrentar os primeiros meses, afinal pode demorar algum tempo até que você consiga faturar de verdade e reverter seu investimento em lucro. Não tenha medo, muitos empresários fracassaram no começo, porém não desista! Sempre é hora de recomeçar e é importante que você aprenda com os seus erros. Mas fique atento para não cair em ciladas!

Referência -> https://meusucesso.com/artigos/gestao/primeiros-passos-de-um-negocio-como-administrar-674/

Nenhum comentário:

Postar um comentário