Sair de casa para comprar roupas pode muitas vezes ser um
problema, seja pela falta de tempo ou mesmo pela falta de vontade em deixar o
conforto nos momentos de folga. Mas e se a loja de roupas vai até você? A ideia
de moda itinerante está cada vez mais popular, por isso, empresários têm
investido no modelo de negócio visando atingir um público que tem um estilo de
vida mais corrido.
O funcionamento é simples: o automóvel é transformado em uma loja,
com provador e prateleiras, e encaminhado para frente de empresas ou eventos
onde exista grande circulação de pessoas.
Comodidade
"É difícil sair de casa para comprar roupa, mas quando a
gente leva alguma coisa até a pessoa, essa comodidade faz com que ela acabe
consumindo", acredita Katia Moreira, da "Boutique Donna K", em
São Paulo. A empresária decidiu adotar o modelo itinerante há dois anos e meio,
depois de fazer sucesso vendendo roupas e acessórios na empresa em que
trabalhava.
Além de ser cômodo para o cliente, também é vantajoso para quem
vende, já que se pode escolher o local onde as peças serão comercializadas,
buscando sempre um ponto que renda melhor financeiramente. "Com esse tipo
de negócio você nunca está na espera, está sempre na posição de ataque",
afirma Fabiane Ploposki, ex-sacoleira e dona da franquia Boutique de Rua desde
2008, em Curitiba (PR).
Outra vantagem desse tipo de loja é a chance que a cliente tem de
experimentar a peça na hora, diferentemente do que acontece em uma compra
online, por exemplo. O consumidor tem a possibilidade de interagir com o
produto.
Compra por
impulso
Fabiane decidiu montar a sua "boutique de rua", pois
sentia que a compra por impulso faria muita diferença no lucro das vendas.
"A venda de impulso eu já perdia porque a pessoa levava a roupa para
provar em casa e tinha tempo para pensar se realmente queria comprar. Eu sabia
que podia ganhar muito mais se tivesse um provador".
Além do consumidor não ter muito tempo para pensar na compra com a
loja indo até ele, também é surpreendido com o tipo de comércio fora do comum
e, assim, se sente mais à vontade para consumir. Para despertar o desejo de
consumo e agradar a estilos distintos, é importante ter peças diversificadas.
"Eu procuro estar bastante informada sobre o que está na moda, mas as
próprias clientes me dão a dica do que elas querem", conta Katia. "É
essencial estar sempre atualizada com o que está acontecendo para escolher as
peças. Às vezes a cliente está vestida de um jeito mais formal por causa do
trabalho, mas quer comprar uma roupa para o final de semana, para a
balada", completa Fabiane.
Para as irmãs Camila e Jéssica Machado, a ideia de moda itinerante
surgiu em uma viagem que fizeram para a Europa. "A gente viu o movimento
dos “food trucks” e projetos bacanas com trailers em uma viagem para a Europa e
aí nos perguntamos: por que não ter um fashion truck?", conta Camila, que
tem dez anos de experiência na área da moda. Foi assim que surgiu o
"Achado Trailer", que hoje é administrado por apenas uma delas, com a
ajuda de alguns colaboradores.
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