Além de ser uma forma de humanizar sua marca, de se
aproximar e se relacionar com seus clientes, o uso das redes sociais já é
comprovadamente uma excelente estratégia para ampliar as conversões em vendas
da sua loja. Na rede social, seu cliente pode acompanhar tendências e novidades
lançadas na sua loja, falar sobre dúvidas e dar sugestões em tempo real. Além
disso, você consegue trabalhar com anúncios pagos e até mesmo construir uma
loja virtual diretamente no Facebook.
Existem duas formas, basicamente, para vender através
da rede social: a primeira é através do conteúdo, postando fotos, descrição do
produto e artigos que acompanhem um link direcionando a chamada para ação
(tráfego ao seu site de vendas e até mesmo a conversão propriamente dita). A
outra maneira é usar um dos aplicativos existentes no mercado que promete
transformar a FanPage em uma loja online, através da configuração de uma das
abas para que as vendas sejam concretizadas na própria plataforma.
Uma estratégia não exclui a outra. Pelo contrário,
elas devem ser complementares. Mas seja qual for a sua escolha, acompanhe
nossas dicas e descubra como você pode vender mais pelo Facebook.
Conhecer o perfil do seu consumidor é muito
importante. Não estamos falando apenas de dados básicos como faixa etária, sexo
ou classe social. Você precisa conhecer a fundo quem é o seu consumidor para
ajudar a definir, também, qual audiência você deseja atingir. Isso significa
analisar quais são as expectativas deles ao buscar e optar pelo seu produto, o
que eles gostam de consumir. E isso não se trata apenas de produtos, mas também
quais blogs eles acessam, quais livros gostam de ler, preferências e outras
questões relacionadas ao comportamento de uma forma geral.
Fazer essa pesquisa e ter acesso a estas informações
ficou muito mais fácil com a internet e com as redes sociais. Depois que um
usuário curte sua página, você obtém dados demográficos e até mesmo alguns dados
comportamentais sobre este cliente através do Facebook Insights, ferramenta de
análise de dados da rede social.
Com a sua estratégia de conteúdo, bem como com a
análise de seus resultados e das conversões em vendas realizadas através da
plataforma, faça perguntas que instiguem seu público a trocar informações sobre
eles. Posts que tiveram muitos "likes", comentários positivos e
compartilhamentos indicam um bom caminho a seguir.
A aproximação com o cliente é crucial para gerar
confiança e, consequentemente, converter em vendas. Promova conversas para que
seus fãs possam discutir sobre os produtos que você comercializa de forma
aberta. Ofereça descontos para aqueles que publicarem seus comentários sobre
aquilo que compraram. Todo mundo sabe que ouvir opiniões de amigos sobre um
produto ou serviço ajuda muito na decisão de compra.
Mesmo que sua loja virtual tenha um ótimo fluxo de
acessos, ter os produtos à venda no Facebook garante que promoções e
informações chegarão ao conhecimento do consumidor quase que imediatamente.
Afinal, quase todo mundo está conectado full time ao aplicativo. Além de ser
uma opção bastante viável em termos financeiros, administrar uma loja na rede social
é simples e pode te ajudar a ter uma visão complementar e abrangente sobre os
números de vendas.
Além de oferecer diversos relatórios estatísticos
para que você saiba quem está comprando, quem está comentando, qual o nível de
engajamento dos seus clientes e etc, o Facebook ainda oferece a possibilidade
de fazer propaganda paga. Trata-se do Facebook Ads, uma ferramenta com a qual
você pode criar campanhas altamente segmentadas para usuários da rede. Além
disso, você ainda pode escolher o quanto deseja investir com a publicidade,
conforme o budget disponível e objetivos da campanha, já que a ferramenta
possui diversos formatos de anúncios.
Para gerir uma rede social de forma profissional e
ainda vender por meio dela, você vai precisar investir boa parte do seu tempo
todos os dias. Se essa for uma tarefa impossível, a dica é contratar uma
agência especializada em marketing digital que fique responsável por isso.
Postar novidades, informações relevantes ao consumidor, manter o estoque
atualizado - tanto fisicamente quanto nas plataformas -, as descrições
criativas e o preço competitivo e atualizado sempre que algo for mudado é o
básico a ser feito. Isso demanda tempo e envolvimento.
Além disso, apenas acompanhando as métricas será
possível otimizar suas campanhas sem dispender mais verba do que o previsto.
Por isso, contar com profissionais especializados pode parecer um gasto à
princípio, mas é sem sombra de dúvidas a melhor forma de poupar dinheiro.
Siga nossas dicas e depois passe por aqui para
compartilhar sua experiência de vendas com o Facebook. Caso tenha ficado
dúvidas ou precise de uma orientação para o seu negócio, conte conosco! Sucesso
em suas vendas!
Referência: http://blog.ingagedigital.com.br/5-dicas-para-vender-mais-com-o-facebook
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