terça-feira, 12 de maio de 2015

Como vender pelo Facebook?


Além de ser uma forma de humanizar sua marca, de se aproximar e se relacionar com seus clientes, o uso das redes sociais já é comprovadamente uma excelente estratégia para ampliar as conversões em vendas da sua loja. Na rede social, seu cliente pode acompanhar tendências e novidades lançadas na sua loja, falar sobre dúvidas e dar sugestões em tempo real. Além disso, você consegue trabalhar com anúncios pagos e até mesmo construir uma loja virtual diretamente no Facebook.

Existem duas formas, basicamente, para vender através da rede social: a primeira é através do conteúdo, postando fotos, descrição do produto e artigos que acompanhem um link direcionando a chamada para ação (tráfego ao seu site de vendas e até mesmo a conversão propriamente dita). A outra maneira é usar um dos aplicativos existentes no mercado que promete transformar a FanPage em uma loja online, através da configuração de uma das abas para que as vendas sejam concretizadas na própria plataforma.

Uma estratégia não exclui a outra. Pelo contrário, elas devem ser complementares. Mas seja qual for a sua escolha, acompanhe nossas dicas e descubra como você pode vender mais pelo Facebook.

Aprenda mais sobre seu público-alvo

Conhecer o perfil do seu consumidor é muito importante. Não estamos falando apenas de dados básicos como faixa etária, sexo ou classe social. Você precisa conhecer a fundo quem é o seu consumidor para ajudar a definir, também, qual audiência você deseja atingir. Isso significa analisar quais são as expectativas deles ao buscar e optar pelo seu produto, o que eles gostam de consumir. E isso não se trata apenas de produtos, mas também quais blogs eles acessam, quais livros gostam de ler, preferências e outras questões relacionadas ao comportamento de uma forma geral.

Fazer essa pesquisa e ter acesso a estas informações ficou muito mais fácil com a internet e com as redes sociais. Depois que um usuário curte sua página, você obtém dados demográficos e até mesmo alguns dados comportamentais sobre este cliente através do Facebook Insights, ferramenta de análise de dados da rede social.

Com a sua estratégia de conteúdo, bem como com a análise de seus resultados e das conversões em vendas realizadas através da plataforma, faça perguntas que instiguem seu público a trocar informações sobre eles. Posts que tiveram muitos "likes", comentários positivos e compartilhamentos indicam um bom caminho a seguir.

Invista em comunicação humanizada

A aproximação com o cliente é crucial para gerar confiança e, consequentemente, converter em vendas. Promova conversas para que seus fãs possam discutir sobre os produtos que você comercializa de forma aberta. Ofereça descontos para aqueles que publicarem seus comentários sobre aquilo que compraram. Todo mundo sabe que ouvir opiniões de amigos sobre um produto ou serviço ajuda muito na decisão de compra.


Implemente seu F-commerce

Mesmo que sua loja virtual tenha um ótimo fluxo de acessos, ter os produtos à venda no Facebook garante que promoções e informações chegarão ao conhecimento do consumidor quase que imediatamente. Afinal, quase todo mundo está conectado full time ao aplicativo. Além de ser uma opção bastante viável em termos financeiros, administrar uma loja na rede social é simples e pode te ajudar a ter uma visão complementar e abrangente sobre os números de vendas.


Promova seus produtos

Além de oferecer diversos relatórios estatísticos para que você saiba quem está comprando, quem está comentando, qual o nível de engajamento dos seus clientes e etc, o Facebook ainda oferece a possibilidade de fazer propaganda paga. Trata-se do Facebook Ads, uma ferramenta com a qual você pode criar campanhas altamente segmentadas para usuários da rede. Além disso, você ainda pode escolher o quanto deseja investir com a publicidade, conforme o budget disponível e objetivos da campanha, já que a ferramenta possui diversos formatos de anúncios.




Invista tempo no acompanhamento de métricas

Para gerir uma rede social de forma profissional e ainda vender por meio dela, você vai precisar investir boa parte do seu tempo todos os dias. Se essa for uma tarefa impossível, a dica é contratar uma agência especializada em marketing digital que fique responsável por isso. Postar novidades, informações relevantes ao consumidor, manter o estoque atualizado - tanto fisicamente quanto nas plataformas -, as descrições criativas e o preço competitivo e atualizado sempre que algo for mudado é o básico a ser feito. Isso demanda tempo e envolvimento.

Além disso, apenas acompanhando as métricas será possível otimizar suas campanhas sem dispender mais verba do que o previsto. Por isso, contar com profissionais especializados pode parecer um gasto à princípio, mas é sem sombra de dúvidas a melhor forma de poupar dinheiro.

Siga nossas dicas e depois passe por aqui para compartilhar sua experiência de vendas com o Facebook. Caso tenha ficado dúvidas ou precise de uma orientação para o seu negócio, conte conosco! Sucesso em suas vendas!


Referência: http://blog.ingagedigital.com.br/5-dicas-para-vender-mais-com-o-facebook

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