Não adianta de nada entrar em desespero em razão dos
sinais de desaquecimento da economia e queda nas vendas. Isso não vai resolver
o problema. Esse é o primeiro passo não só para garantir a sobrevivência do seu
negócio, como também para largar com toda força depois da crise. A única saída
para o empreendedor é buscar proteção para os tempos conturbados que iremos
enfrentar e buscar opções de como superar a crise.
Não importa que sacrifícios isso possa envolver, mas uma
coisa é certa: se você quer se preparar para a crise de 2015, a primeira
providência é reduzir a todo custo seu grau de endividamento. As taxas de juros
estão altas e o Banco Central não dá o menor sinal de que possa vir a
reduzi-las à curto prazo. Isso poderá asfixiar seu negócio em um cenário inflacionário e de retração de vendas. Portanto, dê muita atenção para esta dica.
Enfrente o problema, seja realista e assuma que as vendas
sofreram uma sensível redução, principalmente nos segmentos que comercializam
produtos e serviços não essenciais. Para o nosso negócio – venda de vestuário –
estamos no meio termo. Não vedemos produtos tão essenciais, como alimentos ou
saúde, porém também não estamos no fim da fila, como entretenimento e diversão.
Essa é uma retração clássica dos consumidores, sejam pessoas físicas ou
jurídicas e não pode ser ignorada em seu planejamento estratégico. Por isso,
adeque suas projeções de vendas durante 2015 de forma a enquadrá-la à realidade
do momento econômico.
Os tempos de vacas gordas tendem a deixar o mix de produtos
e serviços sem um critério muito rígido de eficiência, o que prejudica o
andamento dos negócios, mas não chega a matar a empresa, e por isso produtos
que não vendem bem ou tem um prazo de permanência no estoque prolongado, vão
conseguindo uma sobrevida.
Uma das dicas mais valiosas é fazer uma revisão imediata
dos seus produtos e eliminar aqueles que não estão trazendo giro de estoque e
não possuem uma margem de lucro tão atraente assim.
Outra solução para o dilema é através da otimização dos
processos produtivos e rotinas administrativas da empresa. Em tempos de mercado
aquecido e boas vendas, é comum, principalmente entre os pequenos e médios
empresários, um certo desleixo em relação à otimização de processos. Em tempos de
crise, essa falta pode lhe custar a competitividade e em casos extremos até
mesmo o negócio.
Reduzir o ritmo de atividade da sua empresa não é nenhuma
vergonha ou sinal de má gestão. É sinal de prudência. Existe um ditado sobre
empreendedorismo que diz o seguinte: “O
primeiro negócio de qualquer negócio é permanecer no negócio”. Em
épocas de crise, às vezes é preferível reduzir a atividade e o crescimento das
empresas para poder enfrentar o ambiente desfavorável, do que bancar o
empreendedor destemido e quebrar a cara dando murro em ponta de faca.
Não caia na armadilha de reduzir seu investimento em
marketing só porque as vendas estão baixas. É justamente nessa situação que
você deve investir mais ainda para atrair clientes para o seu negócio! Se você
ainda não tem uma estratégia
de marketing digital,
pense seriamente em investir neste segmento, pois além de ser mais barato (mas
não gratuito) que o marketing convencional, pode ter seus resultados mensurados
nos mínimos detalhes.
Em épocas de crise se torna importante participar de um
número maior de eventos para poder ter uma avaliação externa da crise e do
cenário traçado para o futuro. É um ótimo momento também para o
compartilhamento de experiências e soluções adotadas por outros empresários que
estão no mesmo barco e podem ajudar a buscar alternativas para driblar este
problema. É uma situação onde a união faz a força.
Uma das boas lições que se pode extrair de uma crise
econômica como a que estamos vivenciando, é o incentivo à criatividade. Se você
ficar sentado esperando a crise passar e não tiver uma reação, as coisas podem
fugir ao seu controle, por isso esteja antenado. Coloque sua criatividade e de
seus colaboradores para trabalhar. Esteja aberto a sugestões e não crie
qualquer tipo de barreira à mudanças. Em momentos de crise é que avaliamos de
forma mais contundente qual o valor que poderíamos estar entregando ao mercado
que ainda não foi agregado ao nosso produto e serviço.
Não ser pego de surpresa sempre foi um grande trunfo no
mundo dos negócios. Por isso, pode ser decisivo para a sobrevivência do seu
negócio nos tempos difíceis que vem por ai.
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