quarta-feira, 27 de maio de 2015

Como superar a crise em 2015


Não adianta de nada entrar em desespero em razão dos sinais de desaquecimento da economia e queda nas vendas. Isso não vai resolver o problema. Esse é o primeiro passo não só para garantir a sobrevivência do seu negócio, como também para largar com toda força depois da crise. A única saída para o empreendedor é buscar proteção para os tempos conturbados que iremos enfrentar e buscar opções de como superar a crise.

Reduza imediatamente seu grau de endividamento

Não importa que sacrifícios isso possa envolver, mas uma coisa é certa: se você quer se preparar para a crise de 2015, a primeira providência é reduzir a todo custo seu grau de endividamento. As taxas de juros estão altas e o Banco Central não dá o menor sinal de que possa vir a reduzi-las à curto prazo. Isso poderá asfixiar seu negócio em um cenário inflacionário e de retração de vendas. Portanto, dê muita atenção para esta dica.

Prepare-se para uma redução de vendas e pedidos

Enfrente o problema, seja realista e assuma que as vendas sofreram uma sensível redução, principalmente nos segmentos que comercializam produtos e serviços não essenciais. Para o nosso negócio – venda de vestuário – estamos no meio termo. Não vedemos produtos tão essenciais, como alimentos ou saúde, porém também não estamos no fim da fila, como entretenimento e diversão. Essa é uma retração clássica dos consumidores, sejam pessoas físicas ou jurídicas e não pode ser ignorada em seu planejamento estratégico. Por isso, adeque suas projeções de vendas durante 2015 de forma a enquadrá-la à realidade do momento econômico.

Revise seu mix de produtos e serviços

Os tempos de vacas gordas tendem a deixar o mix de produtos e serviços sem um critério muito rígido de eficiência, o que prejudica o andamento dos negócios, mas não chega a matar a empresa, e por isso produtos que não vendem bem ou tem um prazo de permanência no estoque prolongado, vão conseguindo uma sobrevida.
Uma das dicas mais valiosas é fazer uma revisão imediata dos seus produtos e eliminar aqueles que não estão trazendo giro de estoque e não possuem uma margem de lucro tão atraente assim.

Otimize processos produtivos

Outra solução para o dilema é através da otimização dos processos produtivos e rotinas administrativas da empresa. Em tempos de mercado aquecido e boas vendas, é comum, principalmente entre os pequenos e médios empresários, um certo desleixo em relação à otimização de processos. Em tempos de crise, essa falta pode lhe custar a competitividade e em casos extremos até mesmo o negócio.

Avalie a possibilidade de downsizing

Reduzir o ritmo de atividade da sua empresa não é nenhuma vergonha ou sinal de má gestão. É sinal de prudência. Existe um ditado sobre empreendedorismo que diz o seguinte: “O primeiro negócio de qualquer negócio é permanecer no negócio”. Em épocas de crise, às vezes é preferível reduzir a atividade e o crescimento das empresas para poder enfrentar o ambiente desfavorável, do que bancar o empreendedor destemido e quebrar a cara dando murro em ponta de faca.

Invista em marketing

Não caia na armadilha de reduzir seu investimento em marketing só porque as vendas estão baixas. É justamente nessa situação que você deve investir mais ainda para atrair clientes para o seu negócio! Se você ainda não tem uma estratégia de marketing digital, pense seriamente em investir neste segmento, pois além de ser mais barato (mas não gratuito) que o marketing convencional, pode ter seus resultados mensurados nos mínimos detalhes.

Participe de eventos setoriais

Em épocas de crise se torna importante participar de um número maior de eventos para poder ter uma avaliação externa da crise e do cenário traçado para o futuro. É um ótimo momento também para o compartilhamento de experiências e soluções adotadas por outros empresários que estão no mesmo barco e podem ajudar a buscar alternativas para driblar este problema. É uma situação onde a união faz a força.

Seja criativo

Uma das boas lições que se pode extrair de uma crise econômica como a que estamos vivenciando, é o incentivo à criatividade. Se você ficar sentado esperando a crise passar e não tiver uma reação, as coisas podem fugir ao seu controle, por isso esteja antenado. Coloque sua criatividade e de seus colaboradores para trabalhar. Esteja aberto a sugestões e não crie qualquer tipo de barreira à mudanças. Em momentos de crise é que avaliamos de forma mais contundente qual o valor que poderíamos estar entregando ao mercado que ainda não foi agregado ao nosso produto e serviço.

Não ser pego de surpresa sempre foi um grande trunfo no mundo dos negócios. Por isso, pode ser decisivo para a sobrevivência do seu negócio nos tempos difíceis que vem por ai.


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