Existem muitas formas para se alcançar o sucesso e
prosperar seu comércio. Mas a regra de ouro é simples: criar relacionamento com
seus clientes! Mais do que atrair um grande número de pessoas para o seu
negócio, o seu foco deve ser fidelizar os clientes para crescer. São os
clientes fiéis que irão divulgar seus produtos para novos clientes em
potencial.
1- Conheça o seu cliente
O primeiro passo para conquistar clientes é oferecer
produtos e serviços que correspondam com suas expectativas. O ideal é
superá-las! Não tem nada mais potencial do que fidelizar clientes com isso. Mas para chegar lá, é preciso muito
estudo. Se seu negócio está no começo, é fundamental fazer pesquisas. Você verá
que, conversando com seus principais clientes (não precisa ser um número muito grande
de pessoas), novas ideias vão surgir e sua estratégia de vendas será criada e
recriada.
E não é porque você está no mercado há mais tempo que
você vai abrir mão das pesquisas. Periodicamente, avalie a qualidade dos seus
produtos consultando seus clientes e lembre-se de sempre questionar quais são
as melhorias que eles desejam ver. Avalie as possibilidades de inovar e, se
tiver que fazer alterações, aposte ainda mais em pesquisas para apurar com um
número maior de pessoas se a mudança é positiva. Para superar expectativas, é
preciso conhecê-las muito bem antes.
2- Promova experiências positivas
A venda de um produto envolve muitos momentos. Desde
a escolha até o recebimento, o cliente estará envolvido em uma experiência que
precisa ser a melhor possível. Não adianta ele encontrar o produto com as
características que procura e ser mal atendido. Afinal, você tem concorrentes,
que estão aguardando ansiosamente a oportunidade de conquistar os seus
clientes.
A regra é investir em um bom relacionamento com o
consumidor e promover as melhores experiências possíveis. A possibilidade de
testar e conhecer melhor o produto é um caminho fundamental. Bom atendimento,
mesmo quando é para responder alguma crítica, é imprescindível. Mostrar-se disposto
a colaborar é um grande diferencial. Também é importante ser ágil, em todos os
momentos. Vivemos em um tempo em que paga-se para não ter que esperar,
especialmente quando se trata de algo muito importante ou que poderia ser
resolvido rapidamente.
A dica é: reveja processos visando diminuir a espera.
Todos esses passos precisam ser dados com bastante cordialidade e, acima de
tudo, com uma comunicação clara. Não consegue atender ao pedido do cliente?
Explique a situação desde início, mas deixe as portas abertas, oferecendo outra
possibilidade e mostre-se disposto a atendê-lo quando for possível. Um
relacionamento forte com o cliente é a melhor das impressões que você pode
deixar. Não esqueça que um cliente satisfeito rende mais clientes para o seu
negócio.
3- Promova o seu negócio
Tente estar onde o seu cliente está. Investir em
campanhas de marketing (mesmo que de baixo custo), interagir nas redes sociais
e criar canais online estão entre as abordagens mais comuns, mas lembre-se de
que não basta aparecer, você tem que ter um bom conteúdo a apresentar. Use
testemunhos de clientes para falar bem sobre o seu negócio. Consolide canais de
informação que se tornem referência para seus clientes, como blogs com artigos,
e crie boas conexões para propagar ainda mais a sua marca. Todas essas ações
são úteis para se destacar.
O consumidor tem poder e sabe disso. Nunca se esqueça
desse detalhe. É importante lembrar que elogios e indicações podem alavancar a
sua loja, mas que reclamações têm um efeito muito mais devastador e se propagam
com mais agilidade. Portanto, valorize seus clientes e não deixe as críticas
ganharem força. Seja sempre pró-ativo.
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